Pequeno Cinema – Nova Edição!

Neste novo ano lectivo, o projecto PEQUENO CINEMA está presente em OITO jardins de infância (Lordosa, Marzovelos, Sátão, Fragosela, Torredeita, Lustosa, Ribeira e Arnaldo Malho), e TRÊS escolas (Fragosela, Ribeira, São Martinho). Dedicado ao público escolar dos três aos dez anos, totaliza 500 crianças participantes nas actividades:
1ª SESSÃO . PROJECÇÃO DE CURTAS-METRAGENS
Nov 2017, na sala de aula
2ª SESSÃO . OFICINA DE BRINQUEDOS ÓPTICOS
Jan 2018, na sala de aula
3ª SESSÃO . OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
Mar 2018, na sala de aula
4ª SESSÃO . LONGA-METRAGEM EM SALA DE CINEMA
Mai 2018

Este é um projecto de sensibilização para o cinema e audiovisual do CINE CLUBE DE VISEU destinado a crianças do Pré-escolar e 1.ºCEB. Desenvolve-se através de quatro sessões ao longo do ano: as três primeiras na sala de aula – curtas na sala de aula, oficina de brinquedos ópticos e oficina de cinema de animação – e, a quarta, uma ida ao cinema.
Depois de mais uma edição do PEQUENO CINEMA, em 2016/17, com 19 grupos e cerca de 365 alunos de 14 escolas, anunciamos que neste ano lectivo, este mesmo, vamos ter vários filmes que falam para as crianças sobre a amizade e as zangas, sobre a diferença, sobre o planeta, sobre os mais velhos, sobre aventuras de árvores, de elefantes que sonham com bicicletas.

“Com o simples objectivo de, para que a memória cinéfila não se perca, divulgar o cinema enquanto perspectiva de cultura integrada” (manifesto CCV/1955), o projecto de actividades CINEMA PARA AS ESCOLAS realiza-se desde 1999, aliando a formação pessoal à sensibilização e formação cinematográfica e audiovisual. Para as escolas participantes, este programa contraria o fosso existente entre o currículo escolar e a omnipresente cultura audiovisual. Como referem alguns dos professores participantes, “as crianças desenvolvem o seu sentido crítico, logo, ao tornarem-se “consumidoras” do audiovisual em geral e especificamente do cinema, saberão fazer opções de acordo com esse espírito crítico, dado que nem tudo que é oferecido pelo mercado importa reter. Se ao verem pela primeira vez as curtas-metragens apresentadas estranharam um pouco, por saírem fora do que diariamente veem, posteriormente pediram para visionar novamente esses filmes” (Fátima Barbosa, EB1 Portela).

Por outro lado, “ao aderir ao projecto PEQUENO CINEMA as crianças tiveram a possibilidade de conhecer e experimentar algumas potencialidades do audiovisual”, na perspectiva da  educadora Luísa Leitão, “e estas vivências permitiram explorar outras áreas de aprendizagem como as artes plásticas, a linguagem e o conhecimento do mundo. O papel do educador foi o de levar as crianças a observar, a falar e a compreender a utilidade do audiovisual e as várias formas de linguagem”. Na opinião desta participante em 2016/17 (J.I. Abraveses), “esta colaboração foi uma mais valia no processo ensino aprendizagem”.

 

Real. JARDINS INFÂNCIA DE PÓVOA DE ABRAVESES, OLIVEIRA DE BAIXO, RIBEIRA, ESCOLA DE BIGAS, OLIVEIRA DE BAIXO,  MANGUALDE
Assistência de realização GRAÇA GOMES, CARLA AUGUSTO 
Excerto das oficinas de animação Pequeno Cinema realizadas nas escolas participantes neste ano lectivo de 2016/2017