Filmes sugeridos

“Sair de casa”, pequenos filmes para crianças mais inquietas!

Para professores, pais, miúdos, deixamos as nossas sugestões de filmes para ver em casa! Vários integraram, ao longo dos anos, a programação do Pequeno Cinema e outras actividades do Cinema para as Escolas, tendo já sido “aprovados” por várias crianças! Ora aqui estão eles:

PARA OS MAIS PETIZES

ANIMANIMALS
de Julia Ocker, Alemanha-Reino Unido, 2013, 3′

Sem diálogos

Série televisiva alemã realizada por Julia Ocker. Cada episódio de 3 minutos concentra-se num animal que enfrenta um desafio muito particular e procura maneiras de o superar, conforme as suas capacidades e especificidades. Grande sucesso de público e crítica, a série já foi exibida em televisão em vários países.
Programação Pequeno Cinema 2019.

DONA FÚNFIA
de Margarida Madeira, Portugal, 2013, 2′

Falado em português

A Dona Fúnfia, como todas as senhoras da sua aldeia, usou saia durante toda a sua vida. Um dia decidiu experimentar um par de calças… Curta-metragem escrita e animada por Margarida Madeira, realizadora natural de Canas de Senhorim que já desenvolveu várias outras actividades com o Cine Clube de Viseu.

O REGRESSO
de Natalia Chernysheva, França, 2013, 1′

Sem diálogos

Uma jovem mulher foge da cidade para regressar à casa onde cresceu. Rapidamente descobre que, quando crescemos, os lugares e objectos se tornam mais pequenos do que são na nossa memória.

FLUFFY McCLOUD
de Connor Finnegan, Irlanda, 2010, 3′

Sem diálogos

Uma pequena nuvem independente e desejosa de ajudar encontra finalmente utilidade para toda a chuva que tem carregado consigo. Mas às vezes, mesmo com as melhores intenções, o resultado pode ser muito diferente do que ela estava à espera… Uma animação divertida sobre a difícil relação do homem com a natureza (e vice-versa!).
Programação Pequeno Cinema 2018.

FORA DA VISTA
de Ya-Ting Yu, Taiwan, 2010, 6′

Sem diálogos

Uma menina cega passeia o seu cão Coco quando a sua mala é roubada. Coco corre atrás do bandido, e a menina fica sozinha e desamparada. Uma parede de cada vez, um som de cada vez, um apalpão de cada vez, um cheiro de cada vez, ela aprende a percorrer a cidade e a construir o seu próprio mapa imaginário.
Programação Pequeno Cinema 2017.

CHANGEOVER
de Mehdi Alibeygi, Irão, 2014, 2′

Sem diálogos

Um pequeno passarinho voa por um campo de ténis e fica apaixonado por um volante de badminton. Decidido, tenta de tudo para declarar o seu amor, mas fica desiludido com a total falta de resposta.
Programação Pequeno Cinema 2018.

Se o link de cima não funcionar, carregar aqui.

A EXTRAORDINÁRIA AVENTURA DO ZÉCA
de Adolfo Coelho, Portugal, 1938, 7′

Falado em português

Um muito curioso filme português de 1938, que combina animação com imagem real. Conta a história de um boneco de pano chamado Zéca, que parte de barco até à Ilha da Madeira. Aí, encontra a Rainha da Fruta e uma Aranha Gigante que o avisa que a Rainha é uma impostora. Furiosa, a Rainha ordena que se realize um torneio para determinar qual é a fruta mais valente e nutritiva! Infelizmente, o som do filme está desaparecido, sobrando apenas a banda de imagem.

O SR. NOITE TEM UM DIA DE FOLGA
de Ignas Meilunas, Lituânia, 2016, 2′

Sem diálogos

O Sol brilha, a luz entra pelas janelas das casas! O Sr. Noite não gosta disso, e decide começar a pintar o Dia de Noite.

CAMÉO
de Emma Carré, França, 2015, 1′

Sem diálogos

Caméo é um pequeno camaleão determinado a fazer novos amigos. Com isso em mente, tenta imitar os vários animais da selva – tigres, girafas, tucanos… mas rapidamente aprende que a melhor maneira de fazer amigos é sendo ele mesmo.
Programação Pequeno Cinema 2018.

TIGRE
de Kariem Saleh
, Alemanha, 2015, 4′
Sem diálogos

Um pequeno tigre pintado vive num prato de comer. Quando uma menina põe o prato à mesa, ele não resiste – salta para o copo para beber o sumo, salta para a tigela para comer as cenouras. Mas, mesmo assim, o tigre pintado ainda tem fome…

O PRESIDENTE MAIS GORDO DO MUNDO
de Benjamin Renner, França, 2006, 1′

Sem diálogos

O Presidente Mais Gordo do Mundo tenta manter a ordem no seu planeta: aspira o lixo, apaga o vulcão, resgata um navio que se afunda… mas vê o seu trabalho constantemente boicotado pelos minúsculos habitantes, que insistem em inventar sarilhos mais depressa do que o Presidente os consegue resolver.
Programação Pequeno Cinema 2017.

OS SALTOS VERMELHOS
de Olesya Shchukina, França, 2011, 1′

Sem diálogos

Uma criança está farta de ouvir a mãe a conversar com uma senhora que encontrou na rua e decide ir brincar com um pombo. Quando dá por si, não encontra a mãe, e parte à procura dos seus sapatos de salto alto vermelhos.
Programação Pequeno Cinema 2018.

OS 4 AMIGOS DO BOSQUE
realizado por crianças do Jardim de Infância F. Carini di Botticino / AVISCO, Itália, 2018, 3′

Falado em italiano

Breve animação sobre quatro animais dos bosques – o ouriço-cacheiro, o coelho, os pássaros e a tartaruga – recriados com folhas de árvore. Filme realizado por crianças do Jardim de Infância F. Carini di Botticino, Itália, com a orientação da AVISCO, associação dedicada ao trabalho audiovisual para e com crianças.
Programação Pequeno Cinema 2018.

MAR-ME-QUER
realizado pelos alunos inscrito no projeto Pequeno Cinema 2018/2019, Portugal, 2019, 8′

Sem diálogos

O resultado das oficinas de animação Pequeno Cinema realizadas nas escolas participantes no ano lectivo de 2018/2019. Com a temática da poluição dos oceanos como pano de fundo, Mar-me-quer fica também como um contributo das crianças envolvidas: mares e oceanos, natureza, felicidade, equilíbrio, exploração, poluição, morte. Mar-me-quer, bem-me-quer.

THE DEEP
de PES, EUA, 2010, 2′

Sem diálogos

Os animais e os espaços do fundo do mar, miraculosamente animados por objectos inanimados: chaves, correntes, parafusos, ferramentas… Um testemunho extraordinário da magia do cinema de animação!
Programação Pequeno Cinema 2018.

BARRIGA DA BALEIA
de António Jorge Gonçalves e Ana Brandão, Portugal-França, 2012, 24′

Falado em português

Com narração, direcção artística e manipulação de objectos de António Jorge Gonçalves e canções de Ana Brandão, Barriga da Baleia é uma pequena epopeia marítima narrada por uma actriz e um retroprojector, com canções, desenhos luminosos e objectos manipulados. Para crianças dos 3 aos 5 anos.
Co-produção Teatro Maria Matos (Lisboa) / Centro Cultural Vila-Flor (Guimarães) / Festival Temps d’Images 2012

DE PLANETA
de Leonardo Cavaletti, Reino Unido, 2013, 2′

Sem diálogos

A história de uma massa de rocha quente a girar no meio do universo. Com o tempo, a massa arrefece, com mais tempo fica coberta de árvores, com mais tempo seres vivos crescem nela, com mais tempo ainda alguns deles constroem pirâmides, acrópoles, coliseus, castelos, estradas, arranha-céus, carros, até não sobrar espaço para mais nada. Com tempo suficiente, a massa de rocha auto-destrói-se, mas também isso não é permanente. Qualquer semelhança com o Planeta Terra é pura coincidência 😉
Programação Pequeno Cinema 2017.

A PEQUENA BONECA DE PLÁSTICO
de Samo-Sama, Alemanha, 2012, 3′

Cantado em inglês

À noite, uma senhora sonâmbula deambula pela casa e mete-se em todo o tipo de sarilhos… Felizmente, a sua pequena boneca de plástico também ganha vida todas as noites, e salva-a de qualquer perigo.

NIGHT SAFARI
de Masahiro Inoue / UQiYO, Japão, 2017, 5′

Sem diálogos

Um safari misterioso pelos bosques nocturnos e seus habitantes, recriados com folhas e madeira colorida.
Programação Pequeno Cinema 2019.

PARA OS MAIS CRESCIDOS (adultos também)

O PRESENTE
de Jacob Frey, Alemanha, 2014, 4′

Falado em espanhol, legendado em português – carregar no botão “CC”

História de um menino que recebe como presente da mãe um cãozinho que não tem uma perna… Um caso exemplar e conciso de um desenho animado que sabe ser um conto moral sem ceder a qualquer facilidade moralista.
Programação Aprender em Festa 2015.

CUERDAS
de Pedro Solís García, Espanha, 2013, 11′

Falado em espanhol, legendado em português

Um filme cheio de nuances sobre um menino de cadeira de rodas que entra na escola primária, e a amizade que estabelece com uma menina. Vencedor de vários prémios internacionais, Cuerdas é um dos filmes recomendados pelo Ministério da Cultura Espanhol para exibição em contexto educativo.

O SILÊNCIO SOBRE A PELE
de Joanna Lurie, França 2010, 11′

Sem diálogos

Numa floresta gigante coberta de um grande manto branco, pequenas criaturas descobrem a neve, a sua bela cor branca e um fascínio inigualável pelos mais ínfimos detalhes da poesia na vida quotidiana. Uma fábula nocturna sobre os prazeres da vida e o modo como eles invadem a alma dos que sabem decifrar os sinais mais subtis da Natureza.
Programação Pequeno Cinema 2019.

A LENDA DO CRABE PHARE
de Gaëtan Borde, B. Lebourgeois, A. Veaux, M. Yang e C. Vandermeersch, França, 2015, 7′

Breve introdução em inglês, restante filme sem diálogos

Crabe Phare foi durante séculos um pesadelo para marinheiros, um caranguejo gigantesco capaz de afundar frotas inteiras com a sua monstruosa tenaz! Mas agora está velho e cansado, e os marinheiros também mudaram muito…
Programação Pequeno Cinema 2018.

VIRIATO
realizado por alunos da Escola de Artes de Silgueiros, Viseu / Cine Clube de Viseu / ACERT Tondela, Portugal 2016, 5′

Falado em português

Viriato foi um valente guerreiro português, líder da irredutível tribo dos Lusitanos. A sua lenda foi animada pelos alunos da Escola de Artes de Silgueiros, numa parceria com o Cine Clube de Viseu e a ACERT Tondela.

ALIKE
de Daniel Martínez Lara e Rafael Cano Méndez, Espanha, 2015, 8′

Sem diálogos

Copi é um pai ocupado, mas que se esforça por ensinar o seu filho a seguir o caminho correcto na vida, e a evitar as distracções. Devagar, percebe que o seu filho talvez saiba mais sobre o que é viver do que ele próprio.
Programação Pequeno Cinema 2017.

A CASA
Veronika Zacharová, República Checa, 2016, 5′

Sem diálogos

Um filme animado que se passa num mundo muito parecido com o nosso. Começa com uma família que deixa a pequena casinha nos subúrbios para se mudar para uma casa mais moderna na cidade. Mas a velha casinha não vai aceitar essa mudança sem dar luta…

LIÇÃO DE NATAÇÃO
de Danny de Vent, França-Bélgica, 2008, 8′

Sem diálogos

Jonas, menino de quatro anos, entra pela primeira vez num mundo novo: a piscina! Assustado, tenta fugir, mas acaba por cair na piscina dos grandes sem que ninguém repare. Salvo pelas suas braçadeiras, Jonas observa com curiosidade os diversos nadadores…
Programação Pequeno Cinema 2018.

POPEYE, O MARINHEIRO VS SINDBAD, O MARINHEIRO
de Dave Fleischer, EUA, 1936, 16′

Falado em inglês

Sindbad é um temível e cruel marinheiro que vive sozinho numa ilha, rodeado apenas pelos gigantescos monstros que foi raptando ao longo das suas viagens pelos sete mares. Habituado a conseguir tudo o que quer através da força bruta, rapta a Olívia Palito – mal ele sabe que isso trará à sua ilha o único homem capaz de lhe dar luta: Popeye, o Marinheiro!

FLORES E ÁRVORES
de Burt Gillet / Disney, EUA, 1932, 8′

Sem diálogos

Chegou a primavera! Os pássaros regressam, as flores e as árvores despertam, e de imediato todos começam a dançar e a cantar! Um tronco velho compete com uma árvore-macho jovem pelo amor de uma bela árvore-fêmea. Rancoroso com a sua derrota, o tronco começa um incêndio na floresta. Flores e Árvores foi a primeira curta-metragem animada da Disney feita a cores, e o primeiro filme a fazer uso do processo Technicolor a três cores (vermelho, verde e azul).
Programação Pequeno Cinema 2019.

O GANSO DE OURO
de Lotte Reiniger, Alemanha, 1944, 12′

Falado em inglês

Adaptação do clássico conto infantil dos irmãos Grimm sobre um camponês abençoado com um ganso que põe ovos feitos de ouro. Animado por Lotte Reiniger, a realizadora da mais antiga longa-metragem de animação conhecida, As Aventuras do Príncipe Achmed (1926). Conhecida pela sua animação de silhuetas articuladas, Reiniger é um dos nomes maiores do cinema animado.
Programação Pequeno Cinema 2019.

O SÍTIO DAS COISAS SELVAGENS
de Gene Deitch, EUA, 1975, 7′

Falado em inglês, legendado em espanhol

Adaptação do conto clássico de Maurice Sendak, sobre um rapazinho que se porta mal e como castigo tem que ir para a cama sem jantar. Zangado, o rapazinho vê o seu quarto transformar-se numa selva misteriosa, onde vivem estranhas Coisas Selvagens. Gene Deitch traz nova vida ao conto com a sua animação encantadora.

https://vimeo.com/128398678

MAYBE
de Pedro Resende, Portugal-EUA, 2012, 9′

Sem diálogos

O que é que acontece quando um café não é suficiente? Uma curta-metragem sobre um rapaz que tem ser criativo para chamar a atenção da rapariga de quem gosta…
Filme vencedor do vistacurta 2011.