Aprender em Festa

É O PROGRAMA ANUAL, em Outubro, onde o CINE CLUBE DE VISEU reúne propostas de cinema de animação para todas as idades e níveis de escolaridade. Trata-se de um programa festivo que concentra diferentes vertentes: filmes musicados, espectáculos, workshops, e sessões de cinema.

É no APRENDER EM FESTA que o CCV realiza a apresentação pública anual dos filmes realizados nas escolas. Habitualmente, os filmes são exibidos a 28 de Outubro, Dia Internacional da Animação, na presença dos alunos e professores das escolas participantes, com muitas outras escolas convidadas que vêm conhecer o trabalho realizado por alunos das mesmas idades.

De forma a agilizar a participação das escolas, o programa é organizado em diversos pólos culturais na região. O CCV celebrou parcerias com o Teatro Viriato, ACERT de Tondela, Biblioteca Municipal de Mangualde, Museu Grão Vasco que assim terão várias propostas de programação nos seus espaços, como sessões de cinema de animação ou workshops.

Este projecto permitiu contactar com um novo recurso expressivo e dessa forma compreender conceitos e temas actuais; reconhecer o papel do cinema de animação como forma eficaz de comunicação e educação artística; desenvolver competências lúdicas e saberes fazer técnicos – em especial pela articulação com os workshops de animação anteriormente realizados na escola – desenvolvendo dimensões artísticas das práticas do animador sociocultural; articular currículos e dinamizar a interacção entre cursos profissionais e ensino regular.

Destinatários
ALUNOS DO 1º CEB AO SECUNDÁRIO
Ano Lectivo 16/17 – Participantes
900 ALUNOS
ESCOLAS DO 1º CEB JOÃO DE DEUS, FAGILDE, SANTA EUGÉNIA, SECUNDÁRIA ALVES MARTINS, AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GOMES E. AZURARA, NELAS, CARREGAL DO SAL E CANAS DE SENHORIM, SECUNDÁRIA SÁTÃO.
Ano Lectivo 17/18 – Participantes
A DEFINIR
Coordenação
RODRIGO FRANCISCO

______

O PRESENTE, de Jacob Frey (Alemanha)
História de um menino que recebe como presente da mãe um cãozinho que não tem uma perna… Um caso exemplar e conciso de desenho animado (dura apenas 4 minutos) que sabe ser um conto moral sem ceder a qualquer facilidade moralista.
Programação APRENDER EM FESTA 2015