Escolas Animadas

Oficinas de cinema para fazer na sala de aula, agora com versões online disponíveis! Explora a lista em baixo:

VER FILMES NA ESCOLA
  1. SESSÕES DE CURTAS NA SALA DE AULA – Proposta de um conjunto de filmes, normalmente curtas metragens de animação, para visualização na sala de aula, seguida por algumas actividades de exploração: conversas sobre o filme, desenhos, cartazes de cinema, fichas de filmes.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: crianças entre os 3 e os 10 anos
    Programas disponíveis (40′ de Curtas metragens)
    – programa Jardim de Infância 
    – programa 1º Ciclo
    – programas temáticos (Estações do ano, Profissões, Crescer,  Bichos, Árvores, Beira-mar, Música, etc)
    Modalidades disponíveis: presencial e online

  2. UM FILME POR MÊS – Na 1ª semana de cada mês é sugerido 1 filme que poderá ser visualizado quando e quantas vezes a turma quiser durante esse mês. Cada filme tem uma ficha pedagógica com sugestões de actividades para a sua exploração. A selecção dos filmes abarca diferentes géneros, durações e linguagens cinematográficas que serão devidamente contextualizadas na ficha de exploração. A actividade é orientada pelo professor da turma.

    Duração: duração do filme mais actividades de exploração.
    Público-alvo: crianças entre os 3 e os 10 anos
    Programas disponíveis:
    – programa Jardim de Infância 
    – programa 1º Ciclo
    Modalidade disponível: online

  3. 1 FILME = 1 CARTAZ DE CINEMA: OFICINA DE CARTAZES DE CINEMA O que é um cartaz de cinema? Como se transpõe um filme para um cartaz de cinema. Oficina prática com visualização de um filme, exploração e criação de um cartaz de cinema.

    Duração: 1h30
    Público- alvo : Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
    Modalidade disponível: presencial

  4. DIÁRIO CINÉFILO – Diário: prática de coleccionar e de registar  informações sobre determinado tema, neste caso sobre cinema (e outras coisas que as crianças veem na televisão e no computador). Um caderno especial com capas decoradas para o efeito e páginas para escrever e desenhar sobre filmes, séries, personagens, actores, mundos imaginários favoritos. Oficina prática de escrita/ilustração sobre cinema.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: Jardins de Infância e turmas/escolas do 1º ciclo
    Modalidades disponíveis: presencial e online

BRINQUEDOS ÓTICOS
  1. TAUMATRÓPIOS COM HISTÓRIAS – Oficina prática de brinquedos ópticos para explorar e  fazer taumatrópios. Passagem do brinquedo óptico ao meio para ilustrar a narração de histórias. Escolha da história, construção dos taumatrópios e narração ilustrada.

    Duração: 1h30
    Público-alvo : Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo
    Modalidade disponível: presencial e online

  2. SOMBRAS CHINESAS – Oficina prática de sombras chinesas com construção dos espaços cénicos/técnicos na sala de aula. Exploração da técnica com sombras de corpo, sombras de recortes, construção de figuras, construção de narrativas.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º ciclo
    Modalidade disponível: presencial

  3. ZOOTRÓPIO – Oficina prática de brinquedos ópticos para a exploração e construção de zootrópios. A magia das imagens em movimento neste brinquedo permite um trabalho de exploração e criação de tiras infinitas.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
    Modalidade disponível: presencial

  4. FOLIOSCÓPIO / FLIPBOOK – Oficina prática de brinquedos ópticos com exploração, criação e experimentação de folioscópios e flipbooks.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: Jardins de Infância, escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
    Modalidades disponíveis: presencial e online
FAZER FILMES NA ESCOLA
  1. COME-COME! – Oficina prática de cinema de animação com a técnica de stop motion/ pixilação dirigido aos Jardins de Infância. Num tapete/ Plateau, uma cara comilona come os brinquedos da sala!

    Duração: 1h30
    Público-alvo: Jardins de Infância
    Modalidade disponível: presencial

  2. APARECER E DESAPARECER NA SALA DE AULA – Oficina prática de cinema de animação com a técnica de stop motion/ pixilação dirigido a Jardins de Infância e 1º Ciclo. Meninas e meninos brincam de aparecer/desaparecer na sala de aula. Onde estarão? Nas mochilas? Entraram em comboio pela parede?

    Duração: 1h30
    Público-alvo: Jardins de Infância e 1º ciclo
    Modalidade disponível: presencial

  3. COISAS DA ESCOLA COMO NÓS IMAGINAMOS – Oficina prática de cinema de animação com a técnica de stop motion/ pixilação dirigido a turmas/ escolas  do 1º Ciclo. Utilizando materiais e ideias simples como: tangran, alfabeto, números, poemas, lengalengas ou pequenas histórias fazem-se pequenos exercícios de animação em grupo que dão um filme.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: turmas/escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
    Modalidade disponível: presencial

  4. OFICINA DE PERSONAGENS: EXPLORAÇÃO, CRIAÇÃO DE PERSONAGENS – Oficina prática de exploração e criação de personagens para cinema de animação. Exercícios de análise de personagens e estratégias criativas para construir personagens.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: turmas/escolas do 1º e 2º ciclo e Secundário
    Modalidade disponível: presencial

  5. OFICINA DE GUIÃO, HISTÓRIAS PARA FILMES PEQUENOS Como se fazem histórias para filmes curtos? Oficina de escrita criativa.

    Duração: 1h30
    Público-alvo: turmas/escolas do 1º e 2º ciclo, Secundário
    Modalidade disponível: presencial
IR AO CINEMA

Filmes e sessões a programar com cada turma/ escola. A actividade inclui o visionamento na sala de cinema e a exploração pedagógica do filme com os professores e alunos.


Destinatários
ALUNOS DESDE O PRÉ-ESCOLAR AO SECUNDÁRIO
Coordenação
RODRIGO FRANCISCO
Inscrições
2 EUR / aluno, por cada oficina
Formulário de inscrição

A partir de uma ideia simples – as imagens em movimento constituem um meio de expressão vital e distintivo, e ocupam um papel cada vez mais importante como parte da nossa herança cultural, e pensando nas lacunas existentes na formação educativa em relação à sensibilização de jovens e crianças nesta área, o CINE CLUBE DE VISEU preparou, em 1999, um projecto global de intervenção com a comunidade escolar.