Escolas Animadas

CONSISTE NA REALIZAÇÃO
de oficinas com grupos até 20 alunos, propondo uma experiência prática de iniciação ao cinema de animação. Através da experimentação e do contacto directo com a animação, os participantes protagonizam pequenas sequências animadas. As oficinas são desenvolvidas, na sua maioria, na sala de aula, proporcionando, através do jogo de faz-de-conta que é o cinema de animação, a dinamização, vivência e transformação do espaço escolar.

METODOLOGIA
Cada oficina tem a duração de duas horas com cada grupo de alunos. As actividades são estruturadas da seguinte forma:
– Introdução (apresentação, explicação sumária do que é a animação e visualização de exercícios feitos por outros alunos);
– Execução de dois a três exercícios em grupo (utilizando a técnica da pixilação);
– No final de cada exercício, a visualização do trabalho feito possibilitará uma melhor compreensão da técnica e do movimento animado.

STOP MOTION
A Pixilação ou Stop Motion (animação do corpo humano e de objectos) é uma técnica de cinema de animação que utiliza objectos e personagens reais filmados a uma imagem de cada vez. Deste modo, é possível recriar movimentos absurdos, ilógicos, ou a uma velocidade totalmente irreal. Permite usar o corpo humano como objecto animado, sendo imediata a concretização de movimentos e a visualização dos exercícios filmados (o que não é possível noutra técnica de animação) e associa em si diferentes artes (o Cinema, a Animação, o Teatro, a Expressão Corporal e as Artes Plásticas), o que a torna particularmente estimulante e adequada a um contexto pedagógico.

Destinatários
ALUNOS DO 1ºCEB AO SECUNDÁRIO
Ano Lectivo 2019/20 – Participantes
150 ALUNOS
EB 2, 3 Dr. Pedro Barbosa, F. Bartolomeu Mártires, Carteado Mena (Viana do Castelo)
EB 1 Paradinha, Mioma
Coordenação
GRAÇA GOMES

________

UMA FLORESTA – ÁRVORES, AMIGOS E UM SUSTO!
12 participantes // 07 mai // 10 mai 2019

Em trabalho de grupo na cidade de Viana do Castelo em parceria com a Ao Norte, os alunos desenvolveram uma curta, desde a história original e o desenvolvimento de personagens, à animação e sonorização. Uma animação inspirada por uma das maiores preocupações do momento… o cuidado e preservação da floresta!

Realização Vários participantes de escolas de Viana do Castelo
Realizadora
GRAÇA GOMES
Assistência de Realização
RODRIGO FRANCISCO e MIGUEL CARDOSO

Grafismo MIGUEL CARDOSO

A partir de uma ideia simples – as imagens em movimento constituem um meio de expressão vital e distintivo, e ocupam um papel cada vez mais importante como parte da nossa herança cultural, e pensando nas lacunas existentes na formação educativa em relação à sensibilização de jovens e crianças nesta área, o CINE CLUBE DE VISEU preparou, em 1999, um projecto global de intervenção com a comunidade escolar.