Escolas Animadas

CONSISTE NA REALIZAÇÃO de oficinas com grupos até 20 alunos, propondo uma experiência prática de iniciação ao cinema de animação. Através da experimentação e do contacto directo com a animação, os participantes protagonizam pequenas sequências animadas. As oficinas são desenvolvidas, na sua maioria, na sala de aula, proporcionando, através do jogo de faz-de-conta que é o cinema de animação, a dinamização, vivência e transformação do espaço escolar.

METODOLOGIA
Cada oficina tem a duração de duas horas com cada grupo de alunos. As actividades são estruturadas da seguinte forma:
– Introdução (apresentação, explicação sumária do que é a animação e visualização de exercícios feitos por outros alunos);
– Execução de dois a três exercícios em grupo (utilizando a técnica da pixilação);
– No final de cada exercício, a visualização do trabalho feito possibilitará uma melhor compreensão da técnica e do movimento animado.

STOP MOTION
A Pixilação ou Stop Motion (animação do corpo humano e de objectos) é uma técnica de cinema de animação que utiliza objectos e personagens reais filmados a uma imagem de cada vez. Deste modo, é possível recriar movimentos absurdos, ilógicos, ou a uma velocidade totalmente irreal. Permite usar o corpo humano como objecto animado, sendo imediata a concretização de movimentos e a visualização dos exercícios filmados (o que não é possível noutra técnica de animação) e associa em si diferentes artes (o Cinema, a Animação, o Teatro, a Expressão Corporal e as Artes Plásticas), o que a torna particularmente estimulante e adequada a um contexto pedagógico.

Destinatários
ALUNOS DO 1ºCEB AO SECUNDÁRIO
Ano Lectivo 16/17 – Participantes
150 ALUNOS
EB 2,3 CARTEADO MENA, BARROSELAS, EB AVENIDA, CABEDELO E COLÉGIO DO MINHO (VIANA DO CASTELO)
Ano Lectivo 17/18 – Participantes
A DEFINIR
Coordenação
GRAÇA GOMES

______

Resumo das oficinas de cinema de animação ESCOLAS ANIMADAS, realizadas no contexto dos Encontros de Cinema de Viana.
Parceria Cine Clube de Viseu e Ao Norte 

Maio 2017