Pequeno Cinema

É O PROJECTO nascido em 2010 para alargar o âmbito da intervenção do projecto CINEMA PARA AS ESCOLAS ao público do Ensino Pré-escolar, actuando, igualmente, no 1º Ciclo do Ensino Básico.

O programa é composto por quatro sessões por escola / turma, desenvolvidas ao longo do ano lectivo: 3 sessões em sala de aula, a primeira com o visionamento de curtas-metragens de animação e actividades adequadas à exploração de cada filme; a segunda, uma oficina sobre técnicas de pré-cinema com a construção e exploração de brinquedos ópticos (taumatrópio, zootrópio, folioscópio e flipbook); e a terceira, uma oficina de experimentação prática de cinema de animação. O programa é concluído com uma ida ao cinema para o visionamento de uma longa-metragem.


OBJECTIVOS
Trabalhar o gosto das crianças pelo Cinema e pelo audiovisual, desenvolvendo a reflexão e o espírito crítico e criativo.
Iniciar os alunos para a diversidade da linguagem cinematográfica, contextualizando alguns dos marcos mais importantes da história do Cinema.
Promover contextos de problematização, experimentação e inovação sobre e a partir do cinema (transposição/tradução de linguagem cinematográfica para outros suportes comunicacionais; construção / experimentação de brinquedos ópticos e cinema de animação).

METODOLOGIA
Cada escola participa num programa que inclui quatro sessões:
A – Curtas de animação + actividades de exploração dos filmes
B – Oficina de construção de brinquedos ópticos
(zootrópio, taumatrópio e folioscópio)
C – Oficina de introdução prática ao cinema de animação
D – Um filme em sala de cinema + exposição de Cartazes de Cinema

Destinatários
CRIANÇAS DOS TRÊS AOS DEZ ANOS
Ano Lectivo 2019/20 – Participantes
500 ALUNOS
JARDINS DE INFÂNCIA Fragosela, Paradinha, Lordosa, Pedrosas, Cruz, Lamas, Abrunhosa, Orgens, Acredita, Torredeita, Moselos, Póvoa de Abraveses, Chãs de Tavares, Conde D. Henrique, Gumirães.
ESCOLAS DO 1ºCEB Bigas, João Barros, Aquilino Ribeiro, Arnaldo Malho, Fragosela, Lustosa, João de Deus, Tibaldinho, Paradinha.
Coordenação
CARLA AUGUSTO

Na fase final do projecto PEQUENO CINEMA, são as crianças que vão ao cinema para a experiência sempre mágica que é ir ao cinema: no escuro, um grande ecrã abre-se em mil imagens de uma história fantástica. Em 2019/2020, com o filme ERNEST & CELESTINE (Stéphane Aubier, Vincent Patar, Benjamin Renner, 2012).

A partir de uma ideia simples – as imagens em movimento constituem um meio de expressão vital e distintivo, e ocupam um papel cada vez mais importante como parte da nossa herança cultural, e pensando nas lacunas existentes na formação educativa em relação à sensibilização de jovens e crianças nesta área, o CINE CLUBE DE VISEU preparou, em 1999, um projecto global de intervenção com a comunidade escolar.