Pequeno Cinema

É O PROJECTO nascido em 2010 para alargar o âmbito da intervenção do projecto CINEMA PARA AS ESCOLAS ao público do Ensino Pré-escolar, actuando, igualmente, no 1º Ciclo do Ensino Básico.

O programa é composto por quatro sessões por escola / turma, desenvolvidas ao longo do ano lectivo: 3 sessões em sala de aula, a primeira com o visionamento de curtas-metragens de animação e actividades adequadas à exploração de cada filme; a segunda, uma oficina sobre técnicas de pré-cinema com a construção e exploração de brinquedos ópticos (taumatrópio, zootrópio, folioscópio e flipbook); e a terceira, uma oficina de experimentação prática de cinema de animação. O programa é concluído com uma ida ao cinema para o visionamento de uma longa-metragem.

ANO LETIVO 2020/21

Programa Iniciantes
Para professores e turmas que nunca participaram ou que simplesmente gostam deste modelo: 3 sessões em sala de aula com um formador do Cine Clube (sessões online/on-demand disponíveis se necessário) e uma Ida ao Cinema. 
Limite de inscrições: 15 escolas para o ano lectivo 2020/2021.

Programa Avançado
Para professores e turmas que já participaram e querem filmes e oficinas novas. Oficinas que implicam um olhar mais atento sobre os filmes, mais criatividade e exigência na exploração de técnicas e materiais e maior autonomia criativa por parte dos alunos. O professor escolhe 3 oficinas (sessões online/on-demand disponíveis se necessário) e uma Ida ao Cinema.
Limite de inscrições: 15 escolas para o ano lectivo 2020/2021.
⟶ Conheça as novas oficinas aqui.

Programa Online
Para professores e turmas que querem participar mas preferem fazê-lo à distância e mais autonomamente. Programa de 4 oficinas + acompanhamento por vídeo-chamada + newsletter para os alunos. As oficinas são disponibilizadas por mail ao longo do ano lectivo.
Conheça as oficinas aqui.

OBJECTIVOS
Trabalhar o gosto das crianças pelo Cinema e pelo audiovisual, desenvolvendo a reflexão e o espírito crítico e criativo.
Iniciar os alunos para a diversidade da linguagem cinematográfica, contextualizando alguns dos marcos mais importantes da história do Cinema.
Promover contextos de problematização, experimentação e inovação sobre e a partir do cinema (transposição/tradução de linguagem cinematográfica para outros suportes comunicacionais; construção / experimentação de brinquedos ópticos e cinema de animação).

Destinatários
CRIANÇAS DOS TRÊS AOS DEZ ANOS
Coordenação
CARLA AUGUSTO
Inscrições
5 EUR / aluno
Formulário de inscrição

A partir de uma ideia simples – as imagens em movimento constituem um meio de expressão vital e distintivo, e ocupam um papel cada vez mais importante como parte da nossa herança cultural, e pensando nas lacunas existentes na formação educativa em relação à sensibilização de jovens e crianças nesta área, o CINE CLUBE DE VISEU preparou, em 1999, um projecto global de intervenção com a comunidade escolar.