Pequeno Cinema

É O PROJECTO nascido em 2010 para alargar o âmbito da intervenção do projecto CINEMA PARA AS ESCOLAS ao público do Ensino Pré-escolar, actuando, igualmente, no 1º Ciclo do Ensino Básico.

O programa está estruturado para promover experiências de visionamento e reflexão (da sala de aula à sala de cinema), convocando, simultaneamente, a experimentação do cinema de animação e desconstrução desta linguagem como produto visualizado.

Consiste em quatro sessões por escola, distribuídas ao longo do ano lectivo: inicia com o visionamento em espaço escolar de uma sessão de curtas-metragens de animação e actividades adequadas à exploração de cada filme; seguem-se duas sessões que consistem em duas oficinas de experimentação prática de cinema de animação, sua história e suas técnicas; o programa é concluído com uma ida ao cinema para o visionamento de uma longa-metragem.

OBJECTIVOS Pretende-se, por um lado, utilizar o cinema enquanto recurso de exploração dos objectivos particulares destes níveis de ensino: vocabulário, desenvolvimento pessoal, cálculo, meio social, e por outro, iniciar os alunos para a diversidade da linguagem cinematográfica, para o consumo crítico da produção visual que é oferecida pelo mercado e para o cinema enquanto ritual particular de usufruto cultural.

METODOLOGIA
Cada escola participa num programa que inclui quatro sessões:
A – Curtas de animação + actividades de exploração dos filmes
B – Oficina de construção de brinquedos ópticos
(zootrópio e taumatrópio)
C – Oficina de introdução prática ao cinema de animação
D – Um filme em sala de cinema + actividade de preparação e actividade de exploração do filme.

Destinatários
CRIANÇAS DOS TRÊS AOS DEZ ANOS
Ano Lectivo 17/18 – Participantes
365 ALUNOS
JARDINS DE INFÂNCIA DE SÁTÃO, FRAGOSELA, TORREDEITA, LUSTOSA, RIBEIRA, LORDOSA, MARZOVELOS E ARNALDO MALHO
ESCOLAS DO 1ºCEB DE FRAGOSELA, SÃO MARTINHO E RIBEIRA.
Ano Lectivo 18/19 – Participantes
PRÉ-INSCRIÇÕES ATÉ 30 JULHO Formulário de pré-inscrição 
Coordenação
CARLA AUGUSTO

_____

Na fase final do projecto PEQUENO CINEMA, são as crianças que vão ao cinema para a experiência sempre mágica que é ir ao cinema: no escuro, um grande ecrã abre-se em mil imagens de uma história fantástica. Este ano com o filme OS PIRATAS! (Peter Lord, 2012).